Palestra informará como obter o selo Niterói Cervejeiro

Uma palestra sobre o selo Niterói Cervejeiro será oferecida pelo Sebrae/RJ, no próximo dia 6 de agosto, às 19h, na Câmara de Dirigente Lojistas de Niterói (CDL), no Centro da cidade. O evento tem entrada franca.

 

Participarão como palestrantes Lindalva Cid, da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, e Leandro Sphaier, da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense.

O selo tem como objetivo sinalizar para o consumidor a cervejaria que adota um  conjunto de ações que envolve desde práticas sustentáveis em relação ao meio ambiente, à participação em programas de capacitação profissional, passando pela preservação e divulgação da cultura do município.

 

As diretrizes para a criação e obtenção do selo Niterói Cervejeiro constam do decreto que regulamenta a lei nº 3.288, assinado em março passado pelo prefeito da cidade, Rodrigo Neves. Apelidada de Lei dos Cervejeiros, dispõe sobre o licenciamento de microcervejarias artesanais no município, aprovada no final de 2017.

 

O decreto instituiu 50 itens que a cervejaria deve atender. Cumprir 60% desse total é a “pontuação” mínima para a obtenção do selo. Dentre as exigências estão, por exemplo, fazer referência à história da cidade em um rótulo, destinar resíduos provenientes da produção para agricultura familiar, locomoção utilizando bicicleta, fomento da cultura cervejeira através de ações colaborativas, promoção de workshops  e oficinas, incentivo para funcionários realizarem cursos, emprego de tratamento e reuso de águas, participação nos eventos promovidos pela cidade.

 

Uma comissão formada por integrantes de várias secretarias e órgãos municipais, além da Universidade Federal Fluminense e Firjan ficará responsável por deferir uma solicitação para obtenção do selo. Os cervejeiros ficaram propositalmente de fora dessa comissão por “conflito de interesses”.

 

A palestra faz parte da programação do curso ciclo básico de Capacitação Para Cervejeiros Artesanais que o Sebrae/RJ oferece, desde maio, em Niterói. Branding, Marketing, Canvas, formalização, tributação, registros e plano de negócio são os assuntos abordados. As aulas são ministradas por consultores do Sebrae.

 

Acesse aqui o formulário para se inscrever gratuitamente para participar da palestra sobre o selo Niterói Cervejeiro.

 

A CDL Niterói fica na Rua General Andrade Neves, 31, no  Centro

 

                                                                Para comentar, aqui

Compartilhe no Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google +
Please reload

Destaques

Movimentação suspeita nas votações faz Pão de Açúcar mudar regra da 4ª edição do Festival de Microcervejarias

15/10/2019

1/5
Please reload

Últimas
Please reload

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolináriosoniapolinario@yahoo.com.br