top of page
  • Sônia Apolinário

Empreendedores sociais apresentarão seus negócios para investidores no Rio

Empreendedores com foco em atuação social, cultural, educação e meio ambiente, de várias partes do Rio de Janeiro, terão a oportunidade de apresentar seus negócios para possíveis investidores, mentores, apoiadores e parceiros, no próximo dia 4 de julho, quando acontece o quinto “Conecta”, no Parque Lage, no bairro do Jardim Botânico, Zona Sul da cidade.

Cada participante terá direito a se apresentar em “pitches” (resumo sobre o seu negócio), de três minutos. O evento começa às 16h e faz parte do projetos da Convergência, canal criado com o objetivo de acelerar negócios na Região Metropolitana do Rio e ampliar o espaço de diálogo e colaboração.

“O modelo de desenvolvimento de negócios das startups de tecnologia são uma inspiração para a Convergência. Há inúmeros projetos maravilhosos em andamento. Só em Jardim Gramacho são 90. Fazemos conexões entre pessoas que fazem e os que podem ajudar de alguma forma – afirma Walter Cavalcante, coordenador da Convergência.

Antes da apresentação dos pitches, os empreendedores participarão de uma oficina onde receberão noções básicas de apresentação em público e comunicação. O evento contará, também, com uma Mostra de Produtos e Serviços de empreendedores, negócios socais e projetos dos mais de 60 movimentos participantes da Convergência. Estarão presentes projetos e negócios sociais da Baixada Fluminense, Zona Oeste, Zona Norte e Zona Sul.

Conheça alguns dos projetos participantes:

Favela INC - incubadora e aceleradora de empreendimentos locais do Vidigal. Fazem parte do projeto a Vidigal Trilhas (agência de turismo), o Nova Era Coliving & Coworking, a Vidigal Beer, uma cervejaria artesanal, o Capoeira Vidigal e o BatucaVidi, um projeto de percussão para crianças.

Plástico Precioso - negócio social que promove a democratização do acesso à reciclagem de resíduos plásticos no Brasil.

“Queremos inspirar um movimento de consumidores e fabricantes responsáveis, transformando a consciência e o valor do ecossistema de uso, comercialização e fabricação do plástico, gerando impacto financeiro e socioambiental positivo para fazer a mudança que o planeta precisa”, explica o designer de produtos Bernardo do Amaral. Ele é um dos três brasileiros que concorre em uma votação internacional com projetos incubados pela Shell.

Clube de Luta do Complexo - grupo de professores voluntários que querem introduzir o espírito marcial no Complexo do Alemão.

“Trabalhamos em parceria com a ONG Novos Líderes, desenvolvida por Lohran Santos. Usamos ensinamentos do esporte e do empreendedorismo para desenvolver persistência, análise da concorrência, controle da mente e várias características importantes em seres humanos do bem”, informa o mestre e fisioterapeuta André Fernandes.

Nove campeões, ano passado, foram treinados no grupo. Este ano, segundo o professor, outros nove ou dez podem surgir do Clube, que almeja realizar um campeonato em novembro e obter patrocinadores para pagar inscrições e viagens de atletas pelo Brasil. A ideia é reproduzir o modelo de sucesso do Clube de Luta em outras comunidades do Rio.

Fórum Comunitário de Jardim Gramacho - união de lideranças locais de Jardim Gramacho, projetos sociais e outros com objetivo de criar uma rede autossustentável através do desenvolvimento do empreendedorismo e de negócios locais.

“Não queremos mais projetos assistencialistas porque eles vêm e vão. Precisamos reinventar o nosso bairro para não dependermos do governo”, explica Maria Rosinete dos Santos, presidente do Fórum Comunitário de Jardim Gramacho, que engloba 45 dos 90 movimentos independentes atuantes na região.

Barracão - movimento de música e percussão que atende gratuitamente jovens e adultos, em São Bento, Caxias, na Baixada Fluminense, onde nasceu e mora o idealizador do projeto, o professor de física e músico Victor Bruno Barbosa dos Santos que sonha em abrir uma escola de música.

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page