top of page
  • Sônia Apolinário

Festival de Ciência no cardápio de bares de Niterói

Pela primeira vez, Niterói recebe o festival mundial de divulgação científica “Pint of Science”. Com o objetivo de discutir a ciência em bares da cidade, pesquisadores irão conversar com o público de uma maneira divertida. O evento começa hoje, segunda-feira, dia 14 e segue até quarta, sempre com início às 19h30.

Os bares Tio Cotó, Itália e Benetto sediarão os bate-papos com os cientistas. A proposta do Pint of Science é esclarecer dúvidas e apresentar as últimas descobertas em diversas áreas do conhecimento. Os cientistas também vão esclarecer como funciona a pesquisa científica.

O Pint of Science nasceu em 2013 como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra e se expandiu para outros países a partir de uma rede de voluntários. Neste ano, 21 países promovem o evento de forma simultânea com o objetivo de criar um canal de comunicação direto entre os cientistas e a sociedade.

“Estamos muito animados, pois Niterói tem todas as características para abrigar um festival de ciência em locais próximos da população. Nossa cidade possui importantes universidades, polo gastronômico reconhecido e atividades culturais de grande sucesso”, destaca o coordenador do evento em Niterói, Pedro Paulo Soares, professor Associado do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal Fluminense.

Temas atuais como segurança pública, esporte e políticas públicas, jogos eletrônicos, neurociência e curiosidades sobre o universo e a ciência por trás da fabricação de cerveja serão discutidos no evento.

A edição do Pint of Science Niterói é uma iniciativa apoiada pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) da Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com a Prefeitura de Niterói. A entrada é gratuita, paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos.

Confira a programação:

14 de maio Tio Cotó - Qual segurança pública precisamos? Ana Paula Miranda (UFF), Jacqueline Muniz (UFF)

15 de maio Tio Cotó - O meu país é o futebol: esporte e política em debate Simoni Lahud Guedes (UFF), Luiz Fernando Rojo (UFF), Victor de Melo (UFRJ)

Bar Itália - A física das coisas: da luz, dos astros e da cerveja Thadeu Penna (UFF), Rodrigo Picanço Negreiros (UFF)

16 de maio

Tio Cotó - O futuro através dos games Esteban Gonzalez Clua (UFF), Marcelo de Vasconcelos (FIOCRUZ/ Estácio de Sá)

Benetto - Laços sociais e a humanidade Fátima Cristina Erthal (UFRJ), Rafaela Campagnoli (UFF)

Destaques
Últimas
bottom of page