top of page
  • Sônia Apolinário

Alerj aprova criação do Polo Cervejeiro Artesanal de Nova Friburgo

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) aprovou hoje (24/04) o Projeto de Lei 3308/2017, que cria o Polo Cervejeiro Artesanal da Região de Nova Friburgo.

O PL também estabelece a realização, na cidade serrana fluminense, da Festa Anual da Cerveja Artesanal do Estado do Rio de Janeiro, “preferencialmente no mês de maio”. O aniversário de Nova Friburgo é comemorado no dia 16 de maio e, este ano, a cidade celebra seus 200 anos.

O texto é de autoria dos deputados Wanderson Nogueira, André Ceciliano, Rafael Picciani, Waldeck Carneiro, Comte Bittencourt. Gilberto Palmares, Luiz Martins e Jorge Felippe Neto. O Governo do Estado tem 15 dias para aprovar o PL.

Na opinião do deputado Waldeck Carneiro, o polo, “além de gerar emprego e renda, cria uma cultura de cervejas artesanais de qualidade” na região. Segundo ele, na prática, a lei vai “viabilizar um incentivo fiscal ou a agilidade de conseguir licenças e alvarás, que são muito burocráticos no país”.

“Quando a lei é feita com a participação do setor, ela ajuda preenchendo as lacunas que os legisladores - que não são especialistas - deixam e que acabam dificultando a vida do produtor”, observa o deputado.

Carneiro explica que Nova Friburgo foi alvo dessa iniciativa por já ter uma cultura cervejeira, herdada de seus antepassados suíços. A cidade teve sua primeira fábrica produtora de cerveja em 1861, quando o alemão Pedro Gerhardt solicitou à Câmara Municipal autorização para iniciar sua produção.

Além disso, já está em vigor na cidade a Lei Municipal nº 4.409, de agosto de 2015, que dispõe sobre a criação de incentivos às microcervejarias artesanais. Somente fábricas com a produção anual não superior a três mil litros de cerveja ou chope enquadram-se na referida lei.

O PL estadual estabelece como integrante do Polo, além de Nova Friburgo, os municípios de Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e São Fidélis.

Essa região conta com 12 fábricas, que foram a Beer Alliance. Elas reúnem 20 marcas de um total 35 produtores. Além disso, Nova Friburgo começa a despontar também como polo produtor de lúpulo.

“A produção do lúpulo no Brasil, em especial em Nova Friburgo, é muito importante não só para o estado, mas também para o Brasil. Hoje, a maioria do lúpulo é importada da Europa e Estados Unidos. É um passo importante para nossa agricultura ter lúpulo próprio, com características do solo brasileiro. A criação do Polo Cervejeiro, no que tange ao lúpulo, vai incentivar o uso de nossos produtos agregando valor e destaque para a nossa cerveja”, comenta Carneiro.

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page