Registro de corpo em chamas de um manifestante venezuelano ganha o World Press Photo 2018

O fotógrafo venezuelano Ronaldo Schemidt ganhou o prêmio de foto do ano do prestigiado concurso World Press Photo 2018, pelo registro de um manifestante encapuzado e em chamas durante um protesto em Caracas, na Veneuela. O anúncio foi feito na quinta-feira (12).

 

A foto intitulada ‘Crise na Venezuela’, concorreu na última fase do concurso com outras cinco finalistas, escolhidas entre as 73.044 imagens inscritas por 4.548 fotógrafos de 125 países.

 

Aos 46 anos, fotógrafo da Agence France-Presse (AFP) Schemidt  capturou o momento exato em que um manifestante tem seu corpo incendiado durante um protesto contra o presidente Nicolás Maduro.

 

Há 18 anos, o fotógrafo mora na Cidade do México. Em entrevista para a imprensa mexicana, ele  contou que, no ano passado, cobriu durante dois meses os confrontos quase diários de manifestantes com as forças de segurança do governo de Nicolás Maduro.

 

De acordo com seu relato, no final do dia 3 de maio de 2017,  ele acompanhou um pequeno grupo de manifestantes que corria por uma rua, no que já foi um tranquilo bairro residencial de Caracas. Ao chegar no local, viu um veículo blindado dirigir-se a um grupo de jovens. Os manifestantes tinham conseguido pegar uma moto da guarda nacional, que exibiam como troféu.

 

No entanto, vazava gasolina da moto, que logo pegou fogo e explodiu.

 

Envolto em chamas, o estudante de 28 anos Víctor Salazar - que sobreviveu ao incidente - correu desesperado. Schemidt capturou a imagem no instante em que o manifestante passava em frente a uma parede, pintada com o grafite de uma pistola que dispara a palavra "paz".

 

Veja a íntegra da  reportagem sobre Ronaldo Schemidt , feita pela própria agência AFP, e distribuída para várias mídias mexicanas, aqui

 

                                                              Para comentar, aqui

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google +
Please reload

Destaques

Movimentação suspeita nas votações faz Pão de Açúcar mudar regra da 4ª edição do Festival de Microcervejarias

15/10/2019

1/5
Please reload

Últimas
Please reload

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolináriosoniapolinario@yahoo.com.br