top of page
  • Sônia Apolinário

AcervA Niterói quer conquistar as mulheres

Sábado (7) é dia de Brew Day, quando as AcervAs de todo o país promovem brassagens. Toda a produção será destinada a abastecer o 13º Encontro Nacional das ACervAs, a ser realizado em Belo Horizonte (MG), de 31 de maio a 03 de junho. A brassagem da ACervA Niterói e São Gonçalo será no Taproom da Cervejaria Rota 104, a partir das 10h.

A AcervA Niterói, desde o início do ano, está sob a presidência de Bruno Erthal (cervejaria Espiral). Trata-se de uma gestão de continuidade em relação à anterior, quando Bruno foi o diretor de infraestrutura. O ex-presidente, Alisson Christi, agora assumiu a diretoria técnica de produção.

Levar mais associados para a instituição continua a ser uma meta. Bruno admite que a AcervA Niterói está “de olho” nas mulheres.

“Até o ano passado, não tinha mulher associada à AcervA Niterói, quando cinco passaram a fazer parte. São principalmente esposas de cervejeiros que, por acompanharem os maridos, já participavam de vários dos nossos encontros. Acredito que elas vão encorajar outras mulheres a virem para a AcervA e será muito interessante conseguir a adesão delas. O movimento cervejeiro, se ficar só entre os homens, vai estagnar. No Rio, tem muitas mulheres envolvidas no movimento cervejeiro. Acho que essa é a tendência”, comenta Bruno.

Segundo ele, a sommelieria atrai mais as mulheres do que a produção de cerveja. Bruno observa também que essa atividade dentro do segmento cervejeiro vem atraindo cada vez mais interessados. Sendo assim, a nova gestão da AcervA Niterói criou a diretoria técnica de sommelieria, cargo que coube ao sommelier Marcio Melo.

Atualmente, a instituição conta com 101 associados que têm acesso a eventos, cursos, sabatinas e empréstimos de equipamento. Durante o Brew Day, a AcervA Niterói inaugura, no próprio Taproom da Rota 104, a sua geladeira comunitária, para facilitar a troca de produção caseira entre os associados.

Bruno conta que as sabatinas estão ganhando cada vez destaque. Nesses eventos mensais, cervejas produzidas pelos associados são avaliadas e recebem feedback de um grupo de “jurados” formados por integrantes da diretoria. Os encontros acontecem em diferentes bares da cidade. A AcervA Niterói não tem sede e, segundo Bruno, não tem interesse em ter. Cada sabatina avalia, no máximo, seis cervejas por ser essa quantidade considerada o “limite físico” dos sabatinadores.

Vários encontros promovidos pela instituição, também em diferentes bares pela cidade, são abertos ao público para permitir a aproximação dos interessados em produzir cerveja artesanal da AcervA.

Bruno admite que um trabalho constante feito pela instituição é o de mostrar que não se trata de uma “patota” ou “grupo de amigos” que se reúne para fazer cerveja - uma imagem que se criou em uma época em que a instituição, segundo ele, "não estava muito estruturada".

“Temos muitos amigos na AcervA, o que eu acho ótimo. Mas não atuamos como amigos. Todos têm direitos e deveres, tudo é feito dentro das regras. Por isso, nossos encontros são abertos para a participação de quem quiser chegar. E muitos dos nossos cursos, se as vagas não são preenchidas pelos associados, abrimos para a participação de não associado”, explica Bruno.

Ele criou uma agenda única de eventos cervejeiros da cidade para “facilitar a vida de todo mundo” e evitar que essas atividades “se atropelem” na mesma data. Promover seminários técnicos é uma das metas da atual diretoria para este ano.

Para se associar, à AcervA Niterói é preciso pagar uma taxa anual de R$ 125,00, via Pag Seguro, que permite o parcelamento em até 12 vezes.

O Brew Day, em Niterói, será realizado na Rua Heitor Carrilho 250, no Centro da cidade.

AcervA Niterói, conheça

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page