No rastro da onda verde de São Patrício

No próximo sábado, dia 17 de março, é comemorado o  dia de São Patrício, o padroeiro da Irlanda. A cada ano, a data é mais celebrada no Brasil, não pelo seu caráter religioso, mas etílico. Afinal, ao longo dos anos, a data que celebra a morte de St. Patrick passou a ser associada a consumo de chope verde. Qual a relação entre o santo e a bebida? Apenas marketing.

 

Originalmente, os irlandeses comemoravam a data promovendo caminhadas com as pessoas vestidas em trajes verde e branco. Esse movimento deu origem a festivais. E como se trata de Irlanda, a cerveja faz parte da festa. Mais precisamente, a Guinness, criada em 1759, em Dublin, a capital irlandesa. E como se trata de uma Stout, sua cor é escura, jamais verde.

 

O chope verde entra na história via Estados Unidos, no início do século 20, para reforçar um dos marketings do dia de St. Patrick, que é o uso da cor verde. Trata-se de um chope comum que fica verde após receber gotas de corante alimentar.

 

Para comemorar a data, bares e cervejarias criaram programações de vários tipos. Aqui, algumas dicas para seguir a onda verde no Rio de Janeiro.

 

Niterói 

 

Para comemorar o dia de St Patrick mais próximo da tradição, uma boa opção é o Armazém São Jorge. Lá, a partir das 12h, terá Guinness nas torneiras, além de cervejas nos estilos Irish Red e Irish Stout. (Rua Leandro Mota 8, Jardim Icaraí).

 

Rio de Janeiro

 

No Boteco do Raoni, a diversão fica por conta dos muitos jogos, sorteios e premiações que vão rolar no bar, além do chope e comidinhas verdes.  (Rua Barão de Mesquita, 965 B, Grajaú).

 

Lá também será a parada final da Baratona de St. Patrick  promovida pela Confraria de Cervejeiros Tijucana, a Cocejucana.  O ponto de partida será no Bottobier (rua Barão de Iguatemi 253, na Praça da Bandeira). A concentração começa às 14h, para acompanhar a brassagem aberta de uma Double Irish Red Ale. No comando das panelas, Leonardo Botto e dois de seus ex-alunos, Vinicius Kfuri e Pedro Butelli , atualmente os donos da cervejaria Hocus Pocus.

 

Do Bottobier, o grupo toma o rumo do Hop Lab, passa pelo Biergarten, segue para o On Tap e chega no Raoni por volta das 22h.

 

Angra dos Reis 

 

A cervejaria Mistura Clássica promove, no bar da fábrica, uma festa irlandesa, a partir das 16h. (Rodovia Mário Covas (BR 101), Km 469).

 

Festa da virada

 

A banda Tailten anima a espera pela chegada do dia de St. Patrick com uma festa na sexta-feira, dia 16, a partir das 20h. O grupo folk brasileiro que se inspira nas músicas irlandesas e medievais, se apresenta no Calabouço Heavy & Rock Bar (Rua Felipe Camarão 130, na Tijuca). Conheça a banda Tailten.

 

 

São Patrício, verbete

Música irlandesa tradicional, ouça

 

                                                                Para comentar, aqui

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google +
Please reload

Destaques

Cervejarias do Sul e do Sudeste marcam a programação do Talk Chopp com a Lupulinário em setembro

30/08/2020

1/5
Please reload

Últimas
Please reload

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolináriosoniapolinario@yahoo.com.br