top of page
  • Sônia Apolinário

Duque de Caxias recebe evento cervejeiro que se repetirá a cada dois meses

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, terá seu próprio evento cervejeiro, previsto para se repetir a cada dois meses. A primeira edição do Cervejá – Festival de Cerveja Artesanal será realizada de 8 a 11 de março, no Parque Encantado Gastronômico e Artístico, mais conhecido como Pega Caxias. O município tem cerca de 1 milhão de moradores e poucas ofertas de eventos.

De acordo com um dos organizadores do festival, Victor Brum Himmelhochs, o consumo de cerveja artesanal na Baixada Fluminense está em crescimento. Ao mesmo tempo, afirma, não há opções para atender essa demanda, fora dos poucos bares especializados.

“Os moradores da Baixada costumam ir para longe para participar de eventos. Vão para a Barra da Tijuca e Jacarepaguá, no Rio, ou sobem a serra para ir a Petrópolis e Teresópolis. Por isso, vamos apostar em um evento na região. Começaremos por Duque de Caxias, mas queremos chegar também nos outros municípios da Baixada Fluminense”, afirma Victor.

Descendente de alemães produtores de cerveja, ele e a esposa Raquel Nunes criaram, ano passado, a Brum Bier Cervejaria, em Petrópolis, onde moram. A relação estreita com Duque de Caxias deve-se ao fato de Victor ter vários parentes no município.

Assim a Brum Bier será uma das cervejarias a fazer parte do evento. As outras confirmadas até agora são: Máfia (Niterói, RJ); Ashby (Amparo, SP); Roter (Barra do Piraí, RJ); Capitão Bock (Nova Friburgo, RJ), Vegbier (Nova Friburgo, RJ) e Piedade (Rio de Janeiro, RJ).

Segundo Victor, ter poucas cervejarias faz parte da estratégia comercial do evento, “para garantir as vendas”. Na sua opinião, colocar muitas marcas pulverizaria o consumo e “as cervejarias participantes poderiam não ter o retorno desejado”. A expectativa da organização é receber um público de duas mil pessoas.

No Cervejá, cada dia terá um show musical diferente. O público poderá participar de três concursos: melhor barriga masculina; garota Cervejá e “melhor” mentira. O evento também conta com espaço de gastronomia e artesanato.

Gemólogo por formação, Victor começou a fazer cerveja, por hobby, em 2011. No momento, a Brum Bier tem dois rótulos: Volks Weiss e MotociclIPA, produzidos de forma cigana na cervejaria Brewpoint, em Petrópolis.

“Com o Cervejá esperamos fomentar público para eventos cervejeiros em Duque de Caxias e abrir janelas para outras regiões da Baixada. Queremos formar público além de atender uma demanda que identificamos”, comenta Victor.

O Parque Encantado Gastronômico e Artístico fica na Avenida Duque de Caxias, 583 - Duque de Caxias, RJ. Início: 17h.

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page