Cândido Portinari de volta ao Rio

A exposição “Portinari – Arte e Meio Ambiente” ganhou uma nova temporada no Rio. A partir de hoje, dia 4, a mostra estará de volta à Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em Botafogo, mesmo local que abrigou a primeira temporada, ano passado.

 

“Portinari – Arte e Meio Ambiente” exibe 23 reproduções de telas feitas pelo artista plástico brasileiro Cândido Portinari (1903-1962) em vários períodos diferentes. A coordenadora do núcleo de arte e educação e inclusão social do Projeto Portinari, Suely Avellar, explica que foram selecionadas obras que permitissem uma reflexão sobre questões relacionadas ao meio ambiente. Faz parte da mostra, por exemplo, um dos quadros mais dramáticos do pintor, “Os retirantes”.

 

 

 

“Esse quadro mostra a relação entre o ser humano e o local onde vive. Explicita a origem de várias questões futuras, a partir de um tema sempre atual que é o êxodo rural”, afirma Suely.

 

A seca que assola o nordeste brasileiro por anos está registra em “Os espantalhos”.  “Morro”, de 1934, e “Favela”, de 1957, mostram o adensamento populacional de uma área até então retratada pelo pintor de forma bucólica.

 

 

 

 

Da mesma forma, “Rio Tietê”, de 1934, mostra o Rio que corta a cidade de São Paulo sem poluição, enquanto “Praia de Ipanema”, de 1927, registra a futura área nobre carioca ainda cercada com a exuberância da Mata Atlântica. Para falar de fauna e flora, os organizadores “convocaram” o “Vendedor de passarinhos”.

 

“Portinari pintava a realidade e nos faz refletir sobre sérios problemas de meio ambiente que enfrentamos hoje”, comenta Suely.

 

Também faz parte da exposição o monumental “Guerra e Paz”, porém, em formato reduzido. A obra original é formada por dois painéis de 14 X 10 m, cada um. Foram produzidos entre 1952 e 1956, por encomenda do Governo brasileiro, para presentear a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA).

 

O público que visitar a exposição poderá participar de oficinas de pintura e colagem.

 

Serviço

 

“Portinari – Arte e Meio Ambiente” 

Casa da Ciência da UFRJ – Rua Lauro Muller, 3, Botafogo, RJ

Grátis

 

Agendamento de grupos: 
http://casadaciencia.ufrj.br/pre_agendamento_portinari/
agendamento@casadaciencia.ufrj.br 
(21) 3938-5444
 

                                                       Cândido Portinari, verbete

                                                             

                                                             Para comentar, aqui

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google +
Please reload

Destaques

Cervejarias do Sul e do Sudeste marcam a programação do Talk Chopp com a Lupulinário em setembro

30/08/2020

1/5
Please reload

Últimas
Please reload

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolináriosoniapolinario@yahoo.com.br