top of page
  • Sônia Apolinário

Musicais infantis são opções de programação para as férias da garotada

Durante três finais de semana, um musical infantil diferente vai ocupar a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, no Rio, a partir do próximo dia 20. “Bituca – Milton Nascimento para crianças”, “Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para crianças” e “O Menino das Marchinhas – Braguinha para crianças” fazem parte da série “Grandes Músicos para Pequenos”.

Bituca

Com direção de Diego Morais, texto de Pedro Henrique Lopes e direção musical de Guilherme Borges, o musical se inspira na vida e na obra de Milton Nascimento para expor em cena a ternura e os desafios inerentes ao processo de adoção e as dificuldades de inserção de uma criança negra em um ambiente majoritariamente branco.

Os atores Udylê Procópio (Milton), Martina Blink (Mãe), Aline Carrocino (Maricota), Anna Paula Black (Mãe Maria), Marina Mota (Professora) e Pedro Henrique Lopes (Salomão) contam a história do pequeno Milton que, ao ficar órfão aos 2 anos de idade, é adotado pelos patrões de sua avó. Chegando a Minas Gerais, o menino precisa lidar com o preconceito da sociedade por seu negro e ter pais brancos. Na trilha sonora, sucessos como “Coração de estudante”, “Travessia” e “Canção da América”.

A peça foi indicada pelo Prêmio CBTIJ nas categorias Melhor Espetáculo, Texto Original (Pedro Henrique Lopes), Ator em Papel Protagonista (Udylê Procópio), Atriz Coadjuvante (Aline Carrocino e Martina Blink), Direção Musical (Guilherme Borges) e Direção de Produção (Entre Entretenimento).

Luiz e Nazinha

Com texto de Pedro Henrique Lopes e direção de Diego Morais, conta passagens da infância de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, no interior do Nordeste, com destaque para a descoberta do amor, quando o jovem Luizinho (Pedro Henrique Lopes) se apaixona por Nazarena (Aline Carrocino), filha de um coronel que não permite o namoro deles.

O resultado é uma fábula de amor inocente, voltada para toda a família, embalada por grandes sucessos do músico, como “Asa Branca”, “Que Nem Jiló”, “Baião”, “O Xote das Meninas”, “Olha Pro Céu”, entre outros.

O Menino das Marchinhas

Baseado em passagens da juventude do compositor Braguinha (ou João de Barro), o espetáculo, com texto de Pedro Henrique Lopes e direção de Diego Morais, conta a história de Carlinhos, um garoto que ouvia música em todo lugar por onde passava.

A avó dele, pianista clássica, sempre estimulava a musicalidade do menino, mas o pai era contra. Carlinhos se junta a alguns amigos de escola e começa a criar belas canções de Carnaval. Ao ouvir as músicas compostas pelo filho, Seu Jerônimo se enche de orgulho do menino que se tornou um grande músico.

A peça, que transporta o público aos divertidos carnavais de rua da década de 20 ao som de sucessos como “Balancê”, “Cantores do Rádio”, “Pirulito que bate bate”, “Carinhoso” e “Chiquita Bacana”, foi vencedora em três categorias na edição passada do CBTIJ: Melhor Atriz em Papel Coadjuvante (Martina Blink), Direção de Produção (Entre Entretenimento) e Prêmio Especial pela qualidade do projeto (Diego Morais e Pedro Henrique Lopes).

“O projeto tem como objetivo homenagear e preservar a memória de grandes nomes da música popular brasileira. A ideia é apresentar o legado de uma cultura quase esquecida para as novas gerações, com um conteúdo atraente para todas as idades”, afirma o diretor Diego Morais.

Serviço

Bituca - 20 e 21/01

Foto: José Cohen

Luiz e Nazinha - 27 e 28/01

Foto: Vinícius Bertoli

O Menino das Marchinhas - 03 e 04/02

Foto: Diego Morais

Local: Cidade das Artes / Sala Grande - Av. das Américas, 5.300 - Barra da Tijuca, RJ.

Horário: Sab. e Dom. às 17h

Ingresso: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

Classificação: Livre

Milton Nascimento, verbete

Luiz Gonzaga, verbete

Braguinha, verbete

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page