• Sônia Apolinário

Churrasco inspira criação de cerveja com framboesa

Quando o final de semana se aproxima, a dupla cerveja & churrasco é uma das mais requisitadas para animar a programação. Nessas horas, nem sempre a harmonização do tipo da cerveja com a carne é observada. Para facilitar a vida de todos, a cervejaria Votus lançou a 008 em parceria com o churrasqueiro Bruno Wolf. Ou seja, é só abrir a garrafa que a bebida já está “harmonizada” para acompanhar carnes.

A Votus 008 é uma Belgian Blond Ale com adição de framboesa. Flávio Athayde, responsável pela cervejaria, conta que Bruno Wolf definiu as diretrizes básicas da bebida: deveria ser leve, refrescante e conter uma fruta.

“O Alex Holanda pegou essas diretrizes e desenvolveu a receita que foi sendo aperfeiçoada em lotes pilotos. Quando ele ficou satisfeito com o resultado, partimos para a escala industrial”, explica Flávio. “A cerveja foi pensada para ser degustada com diversos cortes de carnes, preferencialmente, vermelhas”.

Quando Bruno sugeriu que a receita tivesse uma fruta, na verdade, ele queria, mesmo, é que tivesse framboesa. Ano passado, ele participou do reality show “BBQ Brasil – churrasco na brasa”, quando usou a fruta em várias receitas, com sucesso. Bruno foi eliminado no quinto episódio, mas a adição de framboesa em diversas carnes acabou se tornando sua marca registrada. Aliás, a segunda temporada de “BBQ Brasil” está no ar, no SBT.

A parceria entre a Votus e Bruno, que já foi dono de bar, foi quase que, “natural”. Flávio conta que ele é “figurinha carimbada” na cervejaria. Isso porque, sempre que há visitas à fábrica, Bruno é escalado para preparar um churrasco para os visitantes.

Fundada em 2014, a Votus fica em Diadema (SP). Até o momento, 13 rótulos fazem parte do portfólio da cervejaria. Dentre eles, a Votus 003 que levou o prêmio de melhor Strong Lager no World Beer Awards 2017.

“Ganhamos de outras cervejarias muito maiores e com muito mais tempo de mercado”, comemora Flávio.

Segundo ele, o ano de 2017 para a Votus foi de crescimento “saudável”, dentro das possibilidades da empresa, “sem comprometer a qualidade dos produtos”. Quanto a planos para 2018, nada além de lançar “muita coisa boa” no mercado.

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário