top of page
  • Sônia Apolinário

Silêncio, bonecos e máscaras recriam o clássico Vidas Secas

Com bonecos e máscaras, a companhia ítalo-brasileira Caravan Maschera leva para o palco uma adaptação do clássico “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos. O espetáculo estreia na quinta-feira, dia 2 de novembro, às 19h, na Caixa Cultural, no Centro do Rio de Janeiro.

A Caravan Maschera é formada pela italiana Giorgia Goldoni e pelo paulista Leonardo Garcia Gonçalves. O espetáculo, que estreou em 2015, já foi apresentado em vários festivais pelo mundo e somente agora chega ao Rio. Em cena, oito bonecos criados pela dupla, inspirados em pinturas de Candido Portinari e fotografias de Sebastião Salgado. Sem palavras, a história conta a saga da família de sertanejos obrigados a se mudar constantemente em busca de regiões menos castigadas pela seca.

Ao longo da encenação, imagens de beleza e impacto transmitem ao espectador a sensação de angústia e esperança sertanejas, que transcende os regionalismos geográficos e a temporalidade das épocas.

“Sabíamos desde o início que o discurso literal e textual não seria suficiente para fazer com que o público contemporâneo se emocionasse e fosse afetado pelo texto. Suprimir a palavra é essencial para dar espaço ao público como parte (re)criadora do texto e do contexto da obra”, afirma Leonardo Garcia que vê um paralelo entre os retirantes do clássico de Graciliano Ramos e os refugiados dos tempos modernos.

A Caravan Maschera foi fundada em 2012. Porém, a dupla começou a trabalhar junta dois anos antes, quando Giorgia e Leonardo foram selecionados para participar do projeto europeu MasksOnStage que possibilitou aos artistas residir em diversos países europeus. Ao todo, cinco peças compõem o repertório da companhia: “Tiringuito, Luisa e a Morte” (infantil), “O Cordel Clownesco do Romeo e da Julieta” (rua), “Vigiar e punir “(teatro de formas animadas e bufões), “O Mamulengo dos Três Vinténs” (Teatro de bonecos para adultos) e “Vidas Secas” (teatro de formas animadas).

Além das apresentações, a dupla ministrará um workshop gratuito sobre teatro de bonecos, voltado para artistas acima de 16 anos. Será realizado de 7 a 10 de novembro, das 10h às 13h. Serão oferecidas 12 vagas. Para se inscrever é necessário enviar currículo e carta de motivação para: caravanmaschera@gmail.com tendo como assunto “Inscrição Oficina Caixa RJ”.

Serviço

“Vidas Secas”

Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro: Av. Almirante Barroso, 25, Centro, Rio de Janeiro

De 2 a 19 de novembro de 2017

Horários: quintas e sextas, às 19h; sábados e domingos, às 18h

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

Classificação indicativa: 18 anos

Foto: Tamyris Zago

Vidas Secas, verbete

Candido Portinari, verbete

Sebastião Salgado, verbete

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page