Toast, a cerveja maturada no conceito de economia circular

Colocar em prática a economia circular e evitar o desperdício de alimento. É isso o que o público vai “consumir” ao abrir uma garrafa da nova Toast, rótulo que as cervejarias  Antuérpia e GreenLab lançam no Mondial de la Bière, que acontece de 11 a 15 de outubro, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro.

 

Pães não vendidos que seriam descartados, viram ingrediente da cerveja. Por sua vez, a “sobra” da brassagem do rótulo é reaproveitada e vira pão.  Nesse projeto também está envolvida a ONG Gastromotiva.

 

O novo rótulo está sendo apresentado pela Antuérpia como sendo a primeira Toast Ale brasileira: uma Craft Lager com  5% Vol e 26 de IBU. Foi produzida com 192 quilos de pães não vendidos, coletados em padarias artesanais de Juiz de Fora (MG), cidade que faz divisa com Matias Barbosa, onde a cervejaria está instalada.

 

“A meta é reduzir o desperdício de pães na cidade.”, explica Marco Antonio Frederico, Diretor de Branding da Cervejaria Antuérpia.

 

A Toast já é fabricada na Inglaterra seguindo exatamente esse conceito de economia circular. Foi desenvolvida após a constatação, por parte da empresa, que 44% do pão produzido no Reino Unido são jogados fora ao longo da sua cadeia de fornecimento. Parte dos lucros obtidos com a venda da Toast UK é revertido para a Feedback, organização que combate o desperdício de alimentos, com sede em Londres.

 

A cervejaria carioca GreenLab trouxe para o Brasil o licenciamento da receita e buscou a Antuérpia para fazer a produção. Na consultoria de sustentabilidade do projeto é que entra a Gastromotiva. A ONG visa a transformação social por meio da gastronomia. Atua em São Paulo, Salvador e no Rio de Janeiro. No bairro carioca da Lapa, mantém o Reffetorio Gastromotiva.

 

Ali, produtos não utilizados pelos restaurantes são transformados em refeição pelos alunos dos cursos da Gastromotiva e servidos para a população vulnerável. Tudo sob supervisão de vários chefs renomados. O projeto é liderada pelo chef David Hertz. Serão os alunos da Gastromotiva que transformarão as sobras das brassagens da Toast brasileira em pão. Parte do lucro das vendas desse rótulo será revertido para a Gastromotiva.

 

"Para nós, da Gastromotiva, desenvolver produtos com critérios fundamentados na economia circular é fundamental. Assim, cada vez mais forte e legítimo se torna o Movimento global da Gastronomia Social que envolve chefs, empresas e a sociedade civil global", Nicola Gryczka, CEO da Gastromotiva.

 

A Antuérpia lançará mais cinco rótulos no Mondial de la Bière. Além da Toast, outro destaque é a New England IPA Vert Mont (8,1%Vol / IBU 59,6).

 

                      

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