Suborno é tema de jogo de tabuleiro brasileiro a ser lançado na Alemanha

Suborno, um assunto tão presente no cotidiano brasileiro, chegou aos jogos de tabuleiro. "Pot de Vin", de Warny Marçano e Fel Barros, foi adquirido pela editora espanhola ThunderGryph Games, em parceira com a brasileira Mandala  Jogos, e será lançado, em outubro, na Feira Internacional de Jogos de Tabuleiro, em Essen (Alemanha) - o maior evento do setor.

 

Trata-se de uma releitura de "Sapotagem", lançado em 2015 pela dupla. Com novos símbolos e regras, "Pot de Vin" sai com uma tiragem de 10 mil cópias, em seis idiomas. Segundo Warny, a previsão de lançamento no Brasil é em novembro, “a tempo das compras de Natal”. A dupla também é autora do "Space Cantina", lançado em 2016 e eleito o melhor jogo nacional daquele ano.

 

“Sapotagem tinha mais humor. Agora, fizemos algo mais sério, com nobres influenciando gildas”, afirma Warny que observa que a ambientação segue a do Coup (Mandala Jogos).

 

 

 

A regra é clara: vence quem tiver a carta maior. Essas cartas maiores são de personagens que tentam subornar.

 

“A carta mais alta dá pontos para o jogador, mas também dá pontos negativos. Tem que ficar atento para não subornar porque seus pontos positivos viram negativos”, explica ele que define o jogo como sendo 70% estratégia e 30% de sorte.  

 

 

 

 

 

 

 

Enquanto comemora a realização de um sonho que é ter uma criação lançada na Feira Internacional, Warny mantém a mão na massa. Ele desenvolve um jogo (ainda sem nome) cujo objetivo é montar e administrar um partido político.

 

“Existem cartas de políticos que geram ou não corrupção. A corrupção gera benefícios, mas também pontos negativos. É preciso dinheiro para comprar políticos e ampliar o partido. Vence quem tem mais pontos de prestígio. O tabuleiro é formado por cidades que os assistentes dos políticos percorrem para marcar territórios de prestígio”, conta Warny, que define esse jogo como 90% de estratégia e apenas 10% de sorte. A previsão de lançamento é 2018 pela Ace.

 

Diversão Offline

 

Maior evento de jogos analógicos do Brasil,  Diversão Offline será realizado nos próximos dias 19 e 20 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica, no Centro do Rio de Janeiro.

 

O evento contará com a presença de duas participações internacionais: o norte-americano Robert J. Schwalb e o francês François Rouzé.

 

Schwalb é responsável pelo jogo de maior financiamento coletivo brasileiro em 2016, o "Shadow Of The Demon Lord". Ele tem ainda no currículo participação em três edições do popular jogo "Dungeons & Dragons".  Já Rouzé é designer, autor do jogo "Room 25".

 

Dentre os participantes nacionais, o destaque será o próprio Warny Marçano e seu "Pot de Vin".

 

Nesta edição, o público vai poder votar no melhor projeto de game. O vencedor ganha R$ 1.000,00 (hum mil reais) para iniciar um financiamento coletivo através do Catarse.

 

Toda a programação do Diversão Offline, aqui

 

                                                               Para comentar, aqui

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google +
Please reload

Destaques

Ambev e Pratinha se unem em busca de inovação cervejeira

14/11/2019

1/5
Please reload

Últimas
Please reload

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolináriosoniapolinario@yahoo.com.br