AcervA Niterói comemora seus 5 anos de criação

A Associação dos Cervejeiros Artesanais de Niterói completou cinco anos e vai comemorar a data com um festão, amanhã (5) no clube Canto do Rio, no Centro, a partir das 14h. Para o presidente da instituição, Alisson Christi, a data, em si, já é uma grande vitória e o principal motivo para todas as comemorações.

 

“Há cinco anos, alguns cervejeiros tiveram a ideia de criar a associação e ela está ai, se perpetuando. Significa que a cultura cervejeira resistiu a esses 5 anos e está ganhando força. Então, esse é o maior motivo para se comemorar”, diz Alisson lembrando que a associação não tem fins lucrativos.

 

Voltada para o cervejeiro caseiro, a AcervA tem, atualmente, 81 membros. Alisson admite é impossível quantificar e mapear todas as pessoas envolvidas com a produção de cerveja, em Niterói. Porém, como professor de cursos que ministra na Malteria Ararióia, ele informa já ter dado aulas para pelo menos 90 pessoas, no período de um ano.

 

“O perfil do cervejeiro de Niterói é de bastante qualidade. Em todos os principais cursos e formações disponíveis no país tem sempre muita presença de pessoas de Niterói nas turmas. Isso significa que a cidade tem um público que busca qualificação, aprimoramento”, afirma.

 

Como balanço das principais realizações, Alisson informa que houve empenho em fazer atividades que pudessem expor o próprio trabalho da AcervA como brassagens coletivas e encontros abertos ao público “para favorecer a troca de ideias”.

 

Valorizar o associado também foi uma preocupação. Para isso, foram realizados workshops e os chamados “encontro de sabatina”, quando uma equipe avalia a cerveja dos associados para orientar e contribuir para a melhora da produção.  Até o final do ano está prevista a realização de dois cursos, além de mais uma festa, esta, porém, somente para associados, diferente da de amanhã, aberta ao público em geral.

 

“Tivemos uma adesão enorme de novos associados, de cervejeiros que estão começando e querem ter contato com o pessoal mais antigo para  obter conhecimento. Essa troca é um ponto alto da AcervA Niterói”, comenta.

 

 

Para comentar, aqui

 

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google +
Please reload

Destaques

Ambev e Pratinha se unem em busca de inovação cervejeira

14/11/2019

1/5
Please reload

Últimas
Please reload

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolináriosoniapolinario@yahoo.com.br